263189873885109

domingo, 31 de agosto de 2014

Tudo sobre PASSEIOS: dicas, benefícios e consequências

     Olá, aqui é a Biba! Hoje vou falar sobre algo que todo cachorro ama: PASSEIOS! Mas infelizmente, nem todos os donos proporcionam esse tipo de divertimento para nós. Nesse post trarei vários motivos para te convencer a passear com seu pet!

fonte: http://www.amamoscachorros.com.br/wp-content/uploads/2013/03/cachorro-adestramento-caociente-passeando-sem-coleira-516x250.jpg


Justificativas mais comuns de donos para não saírem conosco

"Minha casa é grande e meu cão tem acesso a tudo!"

Se temos acesso ao quintal já é bom, na casa toda é melhor ainda! Apesar disso, precisamos de novas pessoas e novos lugares.

"Tenho um quintal grande, ele não precisa de mais espaço."

É a justificativa mais comum da maioria dos donos para não nos levar pra passear. Sim, amamos ter um quintalzão! Mas necessitamos de novos lugares e novas pessoas, precisamos nos socializar. Para nós, o quintal não passa de um canil onde já conhecemos tudo, onde já sentimos todos os cheiros e onde já fuçamos tudo.

"Ele sempre sai de carro com a gente."

Passeios de carro são óootimos, mas não suprem nossas necessidades de passear, afinal, ficamos dentro de um carro com pessoas já conhecidas, não sentimos cheiros novos e nem conhecemos animais novos.

"Na rua ele fica exposto a doenças, pulgas e carrapatos."

Sim, isso é verdade. Ficamos a todo momento expostos à novas doenças e à pulgas e carrapatos, porém, o mercado de cosméticos atualmente já tem muuuuuitas opções de tratamento barato contra esse tipo de problema. Os benefícios trazidos com as caminhadas diárias não se comparam à um simples carrapato ou pulga.
Para evitar esse tipo de acontecimento, você pode investir em shampoos anti-pulga ou talcos que nos protegem desse tipo doença.
Minha irmã comprou um pacote com 100g de talco anti-pulgas, pagou 12 reais. Também comprou um shampoo anti-pulga, pagou 9 reais nele. Os dois adiantaram e muuuuuuuito.

"Ele se suja demais"

Nada que uma toalha úmida não resolva! Deixar de se divertir com seu amigão pra ele não se sujar não dá, né?! Optar por ruas asfaltadas também é uma boa opção.



http://www.amamoscachorros.com.br/wp-content/uploads/2013/03/como-passear-com-o-c%C3%A3o.jpg 
Consequências da falta de socialização

Destruir objetos

Isso acontece quando estamos frustrados, não temos onde gastar nossa energia, então resolvemos roer portas e cadeiras e fazer buracos na terra, e o pior: corremos o risco de machucar alguém e de nos machucar.

Agressividade

Cães agressivos são uma das piores coisas que existem. Ninguém quer um cachorro brabo, pois podemos machucar nossos donos, dificultando aiiiiinda mais a vida de ambos.

Latir demais

Quando já destruímos tudo e quando já machucamos alguém, o que nos resta para gastar a energia é latir.


fonte: http://mdemulher.abril.com.br/imagem/animais/interna-slideshow/passear-cachorro-cuidados-5900.jpg

Motivos para passear conosco

Socializamos com outros animais

Socializar é necessário para qualquer animal, seja ele cachorro ou humano. Se você passear regularmente conosco, nos mesmos lugares e nos mesmos locais, com certeza faremos novos amiguinhos, você conhecerá pessoas novas e se divertirá MUUUITO com nossas fofurices e nossas correrias.

Fortalece nossos músculos

Exercício é bom para qualquer animal, seja ele humano ou cachorro. O exercício frequente nos deixa mais saudáveis, consequentemente ficamos mais resistentes à doenças, diminuindo seu custo com remédios!

Faz bem para o psicológico

Problemas psicológicos estão cada vez mais comuns em cães de qualquer idade ou raça. Passeios podem resolver fácil fácil esses problemas. São uma das alternativas mais baratas e divertidas para tratar problemas desse tipo.

Faz bem para você

Além de fazer bem para nós, também faz bem pra você! Você se diverte, ri, corre, faz exercícios, toma sol, conhece pessoas novas, lugares novos e sai um pouco de casa. Todos sabem que isso é bom para a saúde mental e corpórea!

Diminui a agressividade

Ao invés de gastar com remédios para hiperatividade ou agressividade, gaste 30 reais em uma coleira que provavelmente vai resolver! Não esqueça de falar com seu veterinário sobre essa alternativa de tratamento, que ele com certeza vai apoiar e te ajudará a melhorar o problema do seu pet cada vez mais.

Ficamos mais calmos

Gastamos nossa energia, consequentemente não incomodaremos nossos donos nos momentos inadequados.

Faz parte do nosso instinto

Quando morávamos na natureza, acordávamos ao nascer do sol e logo saíamos a procura de comida. Andávamos cerca de 10h por dia, à procura de presas! Depois de nos tornarmos um animal doméstico, esse número diminuiu e muito. É sempre bom voltar aos hábitos passados, porém sem exageros.
fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4dIc7BLSO2yYzHbkimLfRX64-WM8qJhrmxmzsgYUKqTTD-zjK2g2s0_4VS3bKzVzO3YfixvGafpS42R9Zh18g39c_NyUthLjaCpRbS9AMOYjBD2nU45H52ykUv2o06Dn7YcKNUTy_KTM/s1600/dog_walking.jpg

Dicas para ter um bom passeio

Coleira ideal

Coleiras peitorais são a melhor opção, pois dão ao dono maior poder sobre nós.

Para os que não andam

Com meu irmão Buddy foi assim. Minha irmã saia com ele e ele simplesmente não saia do lugar, sentava e ficava nos olhando com cara de do tipo "O que foi? Quer um autógrafo?". Quando fizermos isso, pegue-nos pela pele de cima pescoço (do jeito que a mãe pega os filhotes quando são recém-nascidos), e nos carregue alguns passos á frente, para nos mostrar que não tem nada perigoso.
Um erro muito comum da maioria dos donos quando isso acontece é desistir. Isso é a pior coisa a se fazer! Você deve ser insistente e sair conosco até nos acostumarmos com o fato de que não tem nada perigoso lá fora.

• Puxando a guia

No começo eu era assim. Era muito afobada, chegava a me engasgar porque não tinha direção. Quando fizermos isso, pare a caminhada, dê um tranco na coleira e diga NÃO em bom tom. Faça isso sempre que estivermos querendo correr à sua frente ou em direção contrária a você.

• Na hora de atravessar a rua

Essa dica é ótima para os iniciantes. Quando for atravessar uma rua movimentada, pegue-nos no colo e atravesse. Você deve estar pensando o porquê disso, vou te explicar.
Provavelmente o movimento dos carros estará intenso, e quando formos atravessar a rua, um carro pode vir em alta velocidade e ao mesmo tempo poderemos decidir parar no meio do caminho para fazer xixi por exemplo, aí tá feito o problema.
Pegue-nos no colo quando for atravessar uma rua movimentada, porém não é necessário fazer isso numa rua deserta, por exemplo.
Se seu cachorro for grande, evite atravessar ruas, afinal não poderá pega-lo no volo. Se precisar, procure sempre atravessar na faixa de pedestre.

Agitação negativa antes de sair

Isso acontecia com meu irmão Buddy nas primeiras vezes que ele saia passear. Quando minha irmã pegava a coleira, ele se escondia de baixo da cama. Lá se iam mais 20 minutos tentando acalma-lo. Agitação negativa antes do passeio não dá certo. Levamos o nervosismo para fora de casa, o que pode causar atrito, agressividade e frustração de ambos. Sempre nos acalme antes de sair de casa.
Se a agitação for positiva, não tem problema algum. Por exemplo eu, que quando vejo a coleira não sei o que fazer, mexo o rabo, lato, dou risadinha, fico muuuuuito feliz!

NUNCA saia para passear conosco sem nos por na coleira

Sabemos que quando saímos sem coleira e ficamos do seu lado, juntinho, sua satisfação vai nas alturas por saber que tem um companheiro tão amigo e fiel. Mas tudo isso pode ir por coleira à baixo quando vemos aquele boymagia do passeio anterior ou aquela cadelinha sexy da semana passada, e até quando decidimos dar um boa tarde para aquele amigão brabo. A maioria dos atropelamentos de cães durante passeios acontecem quando estamos sem coleira. Somos animais imprevisíveis, por isso não é bom arriscar.

Leve sua sacolinha

Você deve odiar quando sai para passear conosco na pracinha e pisa naquele troféu marrom e fedorento. É, provavelmente ele foi feito por um outro cachorrinho, que infelizmente não tem um dono responsável e que não leva sacolinha. Por isso sempre leve consigo um plástico para juntar nossas necessidades.

Comer antes de sair

Espere pelo menos 1 hora depois de comermos passa sair conosco. Nesse período já deveremos ter feito as necessidades e tirado aquele cochilo básico. Sair para andar de barriga cheia pode nos causar mal-estar.

Sempre pela sombra

Humanos usam sapatos. Cachorros andam descalço! Pense você em um dia de verão, debaixo de um sol de 35º e descalço. Com a gente é assim. Por isso sempre ande pela sombra que é mais confortável para ambos.

fonte: http://papumm.files.wordpress.com/2013/02/coleira-peitoral.jpg

Dúvidas frequentes

Quanto tempo tenho que passear com meu cachorro?
 
O ideal é passear entre 20 e 40 minutos. Mas isso varia de cachorro pra cachorro. O tempo ideal de passeio depende do tamanho, idade e raça. Fale com seu veterinário sobre o assunto que ele te explicará direitinho quanto tempo você deve passear conosco.
Quando saio, passeio cerca de 30 minutos.

• Quantas vezes por semana tenho que passear?

O certo é todos os dias. Mas se você não tiver tempo, pode passear de 3 a 4 vezes por semana que já é suficiente.

O que é necessário levar?

Depende de onde vamos. Se formos na pracinha, você pode levar uma bolsa pra carregar um plástico para o cocô, alguns brinquedos e uma garrafinha de água para você e uma para nós. Você também pode levar um pouco de ração se formos ficar longos períodos fora de casa.
Se for somente dar uma caminhada, um plástico pro cocô já é suficiente.
DICA: se quiser pode levar um punhado de ração dentro de uma garrafinha de água vazia, e assim que ver um cachorro que mora na rua, dê a ração para ele. Com certeza esse dia será especial pro seu novo amigão.

Onde devemos ir?

Qualquer lugar tá valendo. Nos finais de semana você pode ir à pracinhas ou clubes, fazer um pequinique com a família e aproveitar o dia. Se você mora em um condomínio grande e fica ocupado a semana toda, passear pelas ruas do local já é suficiente.
Evite ir em ruas de terra, pois lá nos sujamos mais. Opte sempre por ruas asfaltadas se não quiser ter trabalho para nos limpar depois.

Em que horário devemos sair?

Pela manhã e no fim da tarde são os melhores horários, pois o sol não está muito forte. Pra ser mais específico: entre as 10h e as 16h não é bom sair com seu pet, salvam-se dias nublados ou frios.

fonte: http://cdn.mundodastribos.com/623250-Aluguel-de-cachorro-saiba-mais.jpg

Para os iniciantes

Passear só depois das vacinas

Quando saimos para passear ficamos expostos à váaarias doenças, mas somos protegidos pelas conhecidas vacinas. Nunca saia para passear conosco se ainda não estivermos com as vacinas em dia, pois o risco de contrairmos alguma doença é enorme.
O ideal seria sair para o primeiro passeio 10 dias após a última dose da vacina.

Primeiro em casa

Esse método é ótimo para aqueles que tem medo da coleira. Coloque-a em seu cachorro e deixe-o andar pela casa com ela, mas sempre com você guiando-o . No primeiro dia faça isso durante 10 minutos, no segundo durante 20, no terceiro durante 30, e assim vái, até ele se acostumar.

Passeios curtos

Passear aos poucos é sempre bom para iniciantes. Se você sair e andar durante 50 minutos direto com seu cachorro, é obvio que ele vai odiar passear. O ideal seriam passeios curtos durante os primeiros dias.
No primeiro dia, 10 minutos bastam. No segundo, 20. No terceiro, 30. Monte sua "agenda de passeios" do jeito que achar melhor, mas sempre aos poucos.

Cuidado redobrado

A primeira vez na rua é inesquecível. Queremos cheirar tudo e comer tudo, daí a importância da vacina. Nesses dias, todo cuidado é pouco. Esteja super atento aos lugares que vamos e à possíveis restos de alimentos que ingerimos.
Provavelmente estaremos muito afobados nesses dias, por isso sempre segure com firmeza a guia, para evitar fugas imprevisíveis.

DICA: se você realmente não tiver tempo para andar com seu dog mas sabe da importância dos passeios, já existem pessoas que trabalham com isso, são chamados DOG WALKERS, pessoas que são pagas para nos levar à parques e praças! O empregado passará todos os dias na sua casa para nos buscar, sempre no mesmo horário. Eu te garanto que é um investimento que vale a pena, pois evita problemas maiores como gastos em veterinários e problemas psicológicos como agressividade e depressão.
Em cidades grandes como São Paulo esse tipo de profissão já é bem comum, por isso é fácil acha-los por um bom preço.

http://webcachorros.com.br/profissao-de-dog-walker/

 Espero que tenha gostado do post. Não pense duas vezes antes de sair com seu amigão!







sexta-feira, 29 de agosto de 2014

400 opções de nomes para cachorro

     Olá, aqui é a Biba! Escolher nossos nomes é uma tarefa difícil, afinal ficaremos com eles a vida toda, são nossa identificação. Nesse post trarei mais de 350 opções de nomes para meninas e para meninos, de A a Z.

 
 
A                    
● Ababa
● Acantinha
● Amora
● Amorinha
● Aquina
● Abacate
● Amorê
● Amoréco
 
B
● Bala
● Belinha
● Branquinha
● Bibi
● Bebeca
● Bistequinha
Biba
● Bulê
● Bela
● Belinha
● Bolota
● Bobô
● Batidinha
● Baby
● Béca
● Bolinha
● Bambolê
Branca
● Bebel
● Brigitte
● Babaloo
 
C
● Camela
● Caquetinha
● Cáqui
● Caramelo
● Catavendo
● Catita
● Catoca
● Ciça
● Costelinha
● Chanel
● Cristal
● Cherry
● Cindy
● Cacau
 
D
● Delta
● Dora
● Docinho
● Dida
● Dorí
● Dalila
● Drika
● Duff
 
E
● Estrela
● Estrelinha
● Estopa
● Estopinha
● Esmeralda
● Elza
● Emma
● Estalinha
● Eliana
 
F
● Fofa
● Fofura
● Fofuxa
● Fifí
● Felícia
● Felicidade
● Filomena
● Filó
● Fiona
● Frida
 
G
● Gama
● Gigi
● Geleca
● Galopa
● Galope
● Gatinha
 
H
● Huana
● Hilde
● Helô
● Henca
● Henna
● Happy 
● Hally
● Holly
● Hello
 
I
● Inês
● Imê
● Isíldinha
● Icáh
● Ímida
● Iggy
 
J
● Jéca
● Joça
● Jessy
● Jojô
● Jujah
● Jully
● Jujuba
 
K
● Katita
Keron
● Kéfera
● Késia
● Katavento
● Kelly
● Key
● Kyara
● Katy
 
L
● Luna
● Laika
● Lala
● Lilíca
● Lily
● Lindinha
● Lavanda
● Leléca
● Lola
● Lolinha
● Lelê
● Lana
● Lary
● Luly
● Lenna
● Lucy
● Lolita
 
M
● Mel
● Melanie
● Manchinha
● Morgana
● Motoca
● Menininha
● Meg
● Megan
● Miúda
● Manah
● Mamah
● Mazi
● Moreninha
● Mimi
● Morango
● Moranguinho
● Make
● Mel
● Maia
● Madonna
 
N
● Nina
● Nany
● Nenê
● Neon
● Niny
● Nanah
● Neguinha
 
O
● Ohana
● Okrá
● Oprah
● Omah
● Octa
● Olívia
 
P
● Platinada
● Petéca
● Paçoca
● Paçoquinha
● Pretinha
● Pitóca
● Pitéca
● Pipoca
● Platina
● Penélope
● Pitty
● Panqueca
● Pomposa
 
R
● Ratinha
● Rabicó
● Ruana
● Retrah
● Retrica
● Rosê
● Rihanna
 
S
● Star
● Sapeca
● Síria
● Sol
● Sarah
● Sandy
● Sofy
● Sophia
● Serelepe
 
T
● Tita
● Tuta
● Tiquinha
● Tatá
● Téka
● Tuka
● Tulah
● Tule
● Tika
● Taka
 
U
● Ursa
● Uliana
● Uana
 
V
● Velma
● Vicvic
● Valentina
● Visá
● Vectra
 
W
● Willow
● Waka
● Wana
 
X
● Xuxa
● Xita
 
Y 
● Yara
● Yass
● Yuka
● Yurika
● Yoná
 
Z
● Zelda
Zini
● Zoey
● Zasca
● Zelinha    
 
 
A
● Alvin
● Alberto
● Aquino
● Álvaro
● Alibabá
● Alvo
● Apollo
 
B
● Baby
● Buddy
● Bartolomeu
● Beto
● Boto
● Botãozinho
● Béco
● Bolota
● Bolinho
● Basqué
● Bento
● Bambolê
● Bill
● Bibeco
● Blaze
● Brutus
● Bryan
● Bradock
● Boris
● Bira
● Bilico
 
C
● Cáqui
● Caçapa
● Cenourinha
● César
● Coisinha
● Catavento
● Caíque
● Costelinha
● Carinha
 
D
● Dilan
● Dog
● Deivis
● Didi
● Dedé
● Dôdo
● Dreg
● Drew
● Dudu
● Dingo
● Dado
 
E
● Estepe
● Érico
● Estalinho
● Eddy
● Ébony
● Efézio
● Egg
 
F
● Faisson
● Felício
● Felicidade
● Filco
● Fil
● Fézio
 
G
● Gates
● Gagá
● Greg
● Gregory
● Galvo
● Guga
● Guri
● Gurizinho
 
H
● Híbrido
● Hércules
● Heros
● Heron
● Henrico
● Hector
● Holly
● Heinz
● Hellmanns
 
I
● Isolê
● Isóceles
● Ice
 
J
● Jambo
● Jabuti
● Jabuticaba
● Jajá
● Jow
● John
● Jack
 
K
● Kenzo
● Kelvin
● Kaíque
● Kéro
● Kassiano
● Koda
 
L
● Lulu
● Lennon
● Liga
● Lula
● Lepo
● Lucky
 
M
● Martin
● Momô
● Mocky
● Marley
● Marvin
● Muleke
 
N
● Nicolas
● Nick
● Nicodemos
● Nunu
● Nervin
● Néco
● Nôro
● Neguinho
● Nego
 
O
● Oscar
● Omni
● Over
● Oliver
● Ozzy
● Otto
● Obba
 
P
● Pitéco
● Pilantra
● Pesco
● Pedrico
● Pitoco
● Petéca
● Pipoca
● Piqueno
 Preto
● Pretinho 
● Pelé   
 
R
● Robin
● Robinho
● Rico
● Remo
● Roy
● Rick
● Risadinha
 
S
● Stone
● Stalone
● Saimon
● Samu
● Sósha
● Sirius
● Serelepe
 
T
● Tatu
● Tule
● Taiwan
● Tico
● Téco
● Totó
Tequila
● Tuka
● Toffy
● Toy
● Teddy
 
U
Urso
● Ubaldo
● Ugg
 
V
● Vevo
● Visá
● Vadíco
● Volver
● Velcro
● Vitinho
● Viví
● Vavá
 
W
● Wake
● Woston
● West
● Wood
● Woker
X
● Xisca
● Xito
● Xizoca
● Xuxa
● Xita
 
Y
● Yuri
● Yago
● Yrison
● Yvo
● Ysóceles
 
Z
● Zeus
● Zaion
● Zéca
● Zoom
● Zêta
 
Escreva aqui nos comentários o nome do seu bichinho!!
 
 

 

 
 





quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Diferenças entre Shih-tzu e Lhasa Apso

     Oi! Hoje vou falar sobre as principais diferenças entre o Lhasa Apso e o Shih-tzu. As duas raças são muito confundidas por apresentarem características muuito parecidas como o pêlo longo e rosto parecido, mas que se bem analisádas, apresentarão contrastes.

Características Gerais do Lhasa Apso e Shih-tzu

     Nós, Lhasas Apso, nos originamos em Tibet. Somos considerados cães de alerta, antigamente vivíamos com os mongens daquela região. Até hoje ainda temos esse costume de latir somente quando ouvimos algo estranho ou quando vemos algum desconhecido. Se recebemos a visita um estranho, chegamos perto aos poucos, mas geralmente não damos passagem para amizade.
     O shih-tzu é fruto da cruza entre o Lhasa Apso + Pequinês. São cães muito brincalhões, se vem algum estranho vão correndo pular e cumprimentar a pessoa. Esse comportamento convidativo do Shih-tzu faz com que sejam mais populares no Brasil do que nós, Lhasas.

Cão da raça pequinês, que deu origem (junto ao Lhasa Apso), à raça Shih-tzu

Diferenças de temperamento entre o Lhasa Apso e o Shih-tzu

 ●  Lhasa Apso: nosso perfil tem um 'quê' de guardião, muitos que não conhecem a raça nos rotulam de antipáticos. Antigamente éramos utilizados como cães de guarda, é natural que cães voltados para esse tipo de serviço não sejam simpáticos com desconhecidos.
     Na maioria dos casos elegemos apenas um dono dentro da casa. Se moramos com uma família, provavelmente escolheremos um dos membros para ser nossa paixão.

 ●  Shih-tzu: o perfil do Shih-tzu é bem diferente. São cães totalmente afetivos (não que o Lhasa não seja). São cães da família, geralmente não têm um dono preferido. Se avistam um desconhecido, irão cumprimentar a pessoa e pedir logo um colo. Isso faz com que sejam mais populares no Brasil. Sempre tem um shih-tzu pra vender em todas as feiras de animais, devido ao seu comportamento convidativo.
➞ Infelizmente, essa afetividade em exagero desencadeou um grande problema: a falta de consciência de vários criadores não comprometidos com o trabalho. A cruza irresponsável pode acarretar problemas de agressividade e também de saúde, como doenças crônicas.
     Quando alguém sái e vê um shi-tzu a venda, entra no local e o cão vem direto na direção da pessoa, ela provavelmente não pensará muito antes de compra-lo, correndo o risco de futuramente sofrer com vários problemas de temperamento. Já com o Lhasa é diferente. Por sermos cães mais 'na nossa', não é tão comum sermos desejados do nada, pois não demonstramos afetividade já no primeiro encontro, dificultando a posse irresponsável.

Diferenças de aparência entre o Lhasa Apso e o Shih-tzu

 ●  Lhasa Apso:
 • Somos cães com cores sólidas (somente uma cor) ou bicolores(duas cores).
 • Temos os olhos menores e mais ovalados.
 • Geralmente somos um pouco maiores que o Shih-tzu.
 • A característica mais evidente é nosso focinho, que é mais alongado quando comparado ao do Shih-tzu.
 • Nossa cabeça também é mais reta.
 • A maioria possui olhos escuros.
 • Nossa pelagem é mais grossa e tem pouco subpelo.

 ●  Shih-tzu:
 • São bicolores ou tricolores (três cores), a minoria tem cor sólida.
 • Têm olhos maiores e mais arredondados.
 • Geralmente são menores que os Lhasas.
 • O focinho é menos longo e é mais achatado e curvado para cima.
 • A cabeça é mais arredondada.
 • A pelagem é mais fina e sedosa, geralmente têm mais subpelo.
 • Os olhos são escuros, porém também são aceitos nas cores verde ou mel.

 

A respeito de cruzas

Cruzar um Lhasa com um Shih-tzu é muito comum. O resultado será um filhote peludinho e fofo, misturando a característica de ambos. O problema chega durante o desenvolvimento do filhote, onde geralmente aparecem problemas de agressividade ou de saúde, devido a cruza irresponsável, com aquele velho pensamento de "mas os dois são a mesma coisa".
     Pense muuuito bem antes de cruzar cães. Mesmo que sejam da mesma raça. Existem muuuuitos cães nas ruas do Brasil que necessitam de um lar ;)






terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dicas para dar um banho PERFEITO

     Oi! O banho é essencial para qualquer cachorro, seja ele macho, fêmea, de pelagem longa ou curta, de raça ou sem raça, o banho sempre deve ser frequente.
     Muitas pessoas preferem nos lavar em casa por ser mais econômico e mais seguro, afinal, quando somos lavados por nossos donos, a segurança aumenta muuuito, pois dessa maneira saberemos que estamos em boas mãos.
     Nesse post vou ensinar váarias dicas para nos dar um banho PERFEITO, com resultados impecáveis, sem ter que comprar nenhum produto específico.


ÁGUA NO SHAMPOO

     Adicionar água no shampoo é a primeira coisa a ser feita. Quando você faz isso, o shampoo renderá muuuito mais, assim você diminuirá a quantia de produto a ser utilizado. Quando você usa o shampoo concentrado, sem nada, ele não se espalha no pêlo, fazendo com que a lavagem não renda. Quando a água e diluida no shampoo, ela auxilia o produto a se dissolver no pêlo, fazendo ele ir para mais lugares, consequentemente rendendo mais.

Quanto de água devo utilizar?
O ideal é 1 por 3. Vou explicar melhor: se você tem 200ml de shampoo, colocara 600ml de água (200ml x 3 = 600ml). Se você tem 50ml de shampoo, 150ml de água, e assim vái.


ENXAGUAR É FUNDAMENTAL

     É muito comum as pessoas pensarem "vou deixar um pouco de shampoo pra ele ficar cheiroso", isso é um problema gravíssimo, pois pode causar problemas de pele como a dermatite. Se deixado resíduos, o shampoo começa a fazer a pele coçar. É a mesma coisa que um humano passar sabonete nos braços e sair no sol, vai coçar! Com a gente acontece a mesma coisa.
     Durante o banho, o que realmente limpa é a agua, não o shampoo. Quando você enxagua, o shampoo sái junto com a sujeira, se mal enxaguado, ficamos sujos e damos a falsa impressão de "limpeza".
     Não economize na água, enxague muuuuito bem (ecologistas de plantão, é por uma boa causa).
    
Como saber se enxaguei bem?
     Parece estranho, mas para saber se estamos bem enxaguados, basta pegar um copo e derramar a água que está escorrendo do nosso pêlo. Se a água estiver limpinha, pronta pra beber, muito que bem. Se estiver suja, enxague mais.

Pêlo dos sonhos!

ESFREGAR CORRETAMENTE

     Para esfregar nosso pêlo corretamente, você deve sempre seguir a direção da pelagem. Nunca esfregue na direção contrária, pois isso faz nós.

Mas se esfregar só na direção do pêlo, não vai limpar, certo?
     Errado! Muitas pessoas tem a falsa impressão de que se esfregarem somente na direçao da pelagem, o pêlo não limpa. Isso é mentira! Limpa sim! Quando você esfrega na direção do nosso pêlo, o shampoo penetra melhor nos fios, hidratando-os e dando um melhor resultado.
     Esfregar na direção correta também auxilia na hora de secar, pois nossos pêlos não estarão embolados.

LAVAR 3 VEZES

     Não é essencial nos passar shampoo 3 vezes, mas isso irá aumentar e muuuito a qualidade do banho. Na 1ª passada, a gordura é retirada. Na 2ª, a sujeira. Na 3ª, o shampoo faz sua função inicial (seja ela hidratar, clarear, tonalizar ou matar pulgas).
     Se você quer um cachorro com pêlos liiiiindos (cães que participam de exposções), lavar 3 vezes ajuda bastante.
     Se você só quer que o pêlo fique mais bonitinho, passar 2 vezes o shampoo já é suficiente.

 ●  DICAna 1ª passada, lave tuudo: patas, bumbum, costas, rosto. Na 2ª passada, foque mais nas partes que sujam mais fácil (patas e barriga). Na 3ª passada, lave mais as partes expostas (costas e cabeça), isso ajuda a economizar shampoo.  

Mas se tenho que lavar 3 vezes, gasterei mais shampoo, certo?
     ERRADO! Aí que entra a importância de colocar água no shampoo. Você utilizará a mesma quantia do produto em si, mas fará ele render mais, afinal, você não estará utilizando somente o shampoo, e sim água com shampoo. Quando você pensa que está usando shampoo, na verdade estará usando água!


TEMPERATURA DA ÁGUA

     Todas as mulheres sabem que lavar o cabelo com água fria deixa-o mais brilhoso e sedoso, com nós também é assim. Quando utiliza-se água fria, nosso pêlo "fecha" melhor, evitando que os fios se embolem. O ideal é nos lavar com água morna e após o término do banho nos dar uma enxaguada básica com água fria, nunca gelada, para fechar o pêlo.
     O bom senso deve ser utilizado! Se é época de inverno, água morna/quente é a melhor opção. Se é verão, água morna/gelada é a melhor escolha.

Escreva aqui nos comentários se você tem alguma dúvida a respeito do assunto!








OBS: todas as informações presentes neste post foram retiradas do grupo GILMAR LANZA HANDLING, GROOMER E ADESTRADOR (https://www.facebook.com/groups/603591329706696/?fref=ts)



    

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Personalidade e características do Maltês

     Oi! Hoje vou falar sobre o MALTÊS, um cachorrinho irresistíiiiivel quando filhote e também quando adulto. De temperamento dócil, é um dos preferidos cães de colo.

fonte: http://comocuidardemaltes.wordpress.com/category/banho/

Características Gerais do Maltês

 ● Família: bichon, companhia, terrier, cão da água
 ● Grupo: Toys
 ● Área de origem: Malta
 ● Função Original: cão de colo
 ● Tamanho médio do macho: Alt: 22-25 cm, Peso: 1-4 kg
 ● Tamanho médio da fêmea: Alt: 22-25 cm, Peso: 1-4 kg
 ● Outros nomes: Bichon Maltês
 ● Pelagem: longa
 ● Temperamento: dócil
 ● Escovação: frequênte


imagem retirada do site http://tudosobrecachorros.com.br/2012/09/maltes.html


Origem do Maltês

➜ O Maltês é a mais antiga das raças toys europeias, e está entre as mais antigas de todas as raças do mundo. A ilha de Malta foi um dos primeiros portos comerciais, visitada por marinheiros fenícios em 1500 a.C. A arte grega inclui cães do tipo Maltês desde o século V e há evidências de que até mesmo túmulos foram construídos em homenagem a ele. Embora os cães fossem exportados e distribuídos pela Europa e pela Ásia, o grupo de Malta permaneceu relativamente isolado dos outros cães, resultando num cão único e que se manteve assim por séculos.
     Apesar da marca principal do Maltês ser o seu pelo longo, sedoso e branco brilhante, os primeiros Malteses também nasciam em outras cores. No começo do século XIV eles foram levados à Inglaterra onde se tornaram os queridinhos das damas da sociedade. Escritores dos séculos seguintes sempre comentavam sobre seu tamanho pequeno. Esses cães nunca foram banais, e uma pintura de 1830 chamada “O Cão-Leão de Malta, Último da Raça” sugere que a raça pode ter estado em risco de extinção. Pouco depois, dois malteses foram levados à Inglaterra de Manila. Embora fossem presentes para a Rainha Vitória, eles passaram por outras mãos, e seus filhotes se tornaram os primeiros malteses exibidos na Inglaterra. Nessa época, eles eram chamados de Maltês Terrier, apesar da não terem ancestrais terrier nem as características da raça. Na América, os primeiros malteses foram apresentados como “cães-leão maltês”, por volta de 1877. O nome cão-leão vem provavelmente do costume de seus criadores, especialmente na Ásia, de tosá-los para parecerem com leões. O AKC reconheceu o Maltês em 1888. Cresceu lentamente em popularidade e hoje é um dos toys mais populares.


fonte: http://www.babydog.com.br/pets/caninos/maltes

Temperamento do Maltês
➜ Há muito tempo é o cachorrinho de colo preferido, e o gentil Maltês se encaixa lindamente nesse papel. Ele também tem um lado selvagem e ama correr e brincar. Apesar do seu ar inocente, ele é corajoso e rabugento, e pode desafiar cães maiores. Ele é um pouco reservado com estranhos. Alguns latem muito.

fonte: http://planetadosfilhotes.com.br/racas/maltes

Cuidados com o Maltês

➜ É fácil satisfazer as necessidades de exercícios do Maltês. Ele se satisfaz com brincadeiras dentro de casa, brincando no quintal ou passeando na coleira. Apesar de seu pelo, o Maltês não é um cachorro para viver fora de casa. O pelo precisa ser penteado a cada um ou dois dias. Pode ser difícil manter seus pelos brancos em alguns locais.


Saúde do Maltês
 ● Principais preocupações: nenhuma
 ● Preocupações menores: luxação da patela, fontanela aberta, hipoglicemia, hidrocefalia, distiquíase, entrópio
 ● Vistos ocasionalmente: surdez, Síndrome de Tremor do Cão Branco
 ● Exames sugeridos: joelhos, olhos
 ● Expectativa de vida: 12-14 anos


Escreva aqui em baixo o que você achou do post! Se tiver alguma dúvida, escreva também!






fontes; http://tudosobrecachorros.com.br/2012/09/maltes.html






terça-feira, 19 de agosto de 2014

Personalidade e carascterísticas do Shih Tzu

     Olá, aqui é a Biba! Hoje vou falar sobre o Shih Tzu, uma raça de pêlo longo, fruto da cruza entre o Lhasa Apso e o Pequinês.

fonte: http://www.astropet.com.br/site/shihtzu.html

Características Gerais do Shih Tzu

➜ Expectativa de vida: 12 a 16 anos
➜ Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.
➜ Gupo: cães de companhia
➜ Cor: preto, marror, branco são os mais populares. É comum serem bicolor.
➜ Tamanho: toy/pequeno
➜ Tosa: requer pouca.
➜ Altura: até 28 cm.
➜ Peso: entre 4kg e 7kg.
➜ Ambiente ideal: cidade ou campo
➜ Inteligência: apresentam-se no 70º lugar no ranking te inteligência canina.
➜ Adestraçao: dificuldade mediana

fonte: http://www.astropet.com.br/site/shihtzu.html

➜ O Shih Tzu é um cão pequeno que pode ser de praticamente qualquer cor. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamurosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Os Shi Tzus tem os olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima. O pelo do Shih Tzu quase não cai, então essa raça é uma ótima escolha para quem é alérgico.

fonte: http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/shih-tzu.html
➜ O Shih Tzu vem do Tibet, onde era mantido dentro dos templos como um cão assustado. É sabido que eles eram ocasionalmente doados aos imperadores da China durante o século XVII como um tributo à honra. Na China, o Shih Tzu já foi considerado um amuleto de boa sorte. Existem pinturas do início do século XVI que mostram cães que se assemelham a pequenos leões. O nome Shih Tzu significa “leão”. No início dos anos 30, um filhote da raça Shih Tzu foi dado de presente para a Rainha Elizabeth e isso popularizou a criação da raça na Inglaterra. Nos Estados Unidos, a raça só começou a fazer sucesso no final dos anos 60.

Shih Tzu Americano












 ● Suas pernas são mais altas e as pernas da frente são mais alinhadas com o peito, ou seja, mais para frente.
 ● O peito é pequeno.
 ● A cabeça é mais ou menos quadrada e menor sobre um pouco mais longo e mais fino.
 ● Os olhos são pequenos.
 ● Os ombros são mais para a frente.

Shih Tzu Europeu

 
 ● As pernas são menores e parecem estar ligeiramente dobradas.
 ● O peito é largo e imponente.
 ● A cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto.
 ● Os olhos são salientes e grandes.
 ● Os ombros deste levemente inclinados para trás.

Cores do Shih Tzu


Temperamento e Personalidade do Shih Tzu

➜ Shih Tzus são alegres e extrovertidos. São bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. São bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem ser indesejáveis. Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas como todas as raças, devem ser sociabilizados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos. Ao apresentar um novo ser para um Shih Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça!). É importante manter a raça ativa e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Shih Tzus ficam felizes em te seguir pela casa. Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo e não ficam muito bem sozinhos.

fonte: http://cuidandodaminhalhasaapso.blogspot.com.br/

Cuidados com o Shih Tzu

Principais problemas de saúde
     Shih Tzus tem focino achatado, o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados a graves. Desde roncos e espirros até apnéia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente. Têm tendência à obesidade e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais.

Cuidados com o pelo  
     É importante escovar o Shih Tzu todos os dias, o que dura em média 15 minutos (considere isso se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade antes de adquirir um Shih Tzu). Se você acostumar seu Shih Tzu a ser escovado diariamente, isso vai se tornar uma atividade muito prazerosa pra você e pra ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Além disso, normalmente prende-se a franja do Shih Tzu para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos.

Cuidados com os olhos    
     Os olhos do Shih Tzu são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta. É importante manter seus olhos bem limpos. Para isso, você pode usar um lenço umedecido para limpar essa região.

Shih tzus precisam de exercício
     Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Eles adoram jogos dentro de casa também, mas isso não elimina sua necessidade de passear. Eles tem uma tendência a ficar muito tempo deitados, então é importante incentivá-los a fazer atividades.

Escreva aqui nos comentários o que achou do post, e se ficou querendo um Shih Tzu!







Fontes: http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/shih-tzu.html




Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...