A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, a conjuntiva são as mucossas da pálpebra, e tem função de proteger os olhos. A conjuntivite em cães não é contagiosa.
Causas
Em cidades grandes, a poeira e a sujeira são as vilãs. Poeira ou sujeira nos olhos de humanos encomodam, nos nossos (cães) também. Cães que infelizmente moram na rua e aqueles que adoram ficar na janela (eu) correm mais risco de sofrer com isso.
Sintomas
Inchaço, vermelhidão, secreção, edema, fotofobia, dificuldade em abrir os olhos e em piscar são sintomas principais. Não devem ser ignorados pois a conjuntivite pode levar a problemas mais sérios como à cegueira.
→ Cegueira causada por conjuntivite: é algo que pode facilmente acontecer. Devido ao incomodo nos olhos, começamos a "coça-los" com a patinha, e ocasionalmente podemos perfura-los ou machuca-los gravemente com nossas unhas.
Deveremos realizar alguns exames, orientados sempre pelo veterinário. Provavelmente ele solicitará exames que utilizam raspados da conjuntiva ou da própria secreção, que serão analisados para determinar se a origem é alérgica, bacteriana , viral ou apenas provocada por um corpo estranho.
Tratamento
Depois que a razão da infecção for determinada, o veterinário prescreverá colírios, pomadas ou antibióticos para tratar a infecção do olho. A utilização de água boricada ou compressas de água morna podem ajudar a limpar e aliviar a coceira e o ardor de nossos olhos. Não nos deixe ficar passando a pata ou esfregando os olhos no piso. Os pelos caindo por cima das pálpebras devem ser retirados para facilitar a nossa higienização.
→ Hoje em dia existem veterinários que se especializaram em oftalmologia, portanto temos oftalmologistas veterinários. Estes profissionais especializados sempre são os mais indicados para consultas em casos de problemas de visão.
Raças predispostas a desenvolver conjuntivite
Sharpei, bulldog, rottweiler e chow chow frequentemente desenvolvem alterações de conformação das pálpebras, necessitando tratamento cirúrgico.
Raças de focinho curto e olhos salientes, como pug, shih tzu, lhasa apso, pequinês e maltês sofrem de úlceras de córnea e exigem cuidados especiais. Cocker Spaniel, poodle, beagle e bulldog também tem predisposição à lágrima ácida, que é uma produção de lágrimas em quantidade e qualidade inadequadas (que causam manchas escuras ao redor dos olhos)
Comente aqui em baixo se o seu cão tem conjuntivite! Se ele tem alguma doença que ainda não falei, me diga que procuro mais sobre ela!
Nenhum comentário:
Postar um comentário