263189873885109

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Tudo sobre TOSAS: tosa bebê, tosa japonesa e tosa higiênica

     Oi! Hoje vou falar sobre TOSAS PARA PELOS LISOS. São váaarios os modelos. Nesse post vou te mostrar detalhes sobre cada um.
• O Lhasa Apso não possui nenhuma tosa padrão para a raça.


➜ Tosa bebê (outros nomes: tosa puppy, filhote, toy)

• Finalidade da tosa bebê

A tosa bebê tem a finalidade de encurtar e diminuir a quantidade de pelos, facilitando assim o cuidado e diminuindo a necessidade de escovação. Também tem o objetivo de nos deixar com aparência mais jovial. Ela tem o objetivo de imitar os pelos de um cão filhote. 

Tipos de tosa bebê 

Existem 3 tipos de tosa bebê: a tosa alta, média e curta. 
- Tosa bebê alta: encurta os pelos mas ao mesmo tempo os deixa mais compridos. Geralmente a pelagem fica com 5-6 dedos de comprimento. 
- Tosa bebê média: encurta os pelos mas os deixa com comprimento médio. Geralmente a pelagem fica com 3-4 dedos de comprimento.
- Tosa bebê curta: encurta bastante os pelos. Geralmente a pelagem fica com 2-3 dedos de comprimento ou mais curto que isso.

Aparência da tosa bebê

A tosa bebê imita a pelagem de um filhote: orelha curtas; rosto, corpo e pernas redondas.



Tosa higiênica 

Finalidade da tosa higiênica 

A tosa higiênica é básica. Em qualquer outra tosa, a higiênica é feita junto, é obrigatória tanto para cães peludos quanto para os de pelo curto. Serve para facilitar nossa higiene. 

Aparência da tosa higiênica

Na tosa higiênica são raspados a barriga, o bumbum e a parte de baixo das patinhas (a parte preta, que fica em contato com o chão). Em algumas tosas higiênicas é incluído o aparo dos pelos de cima do nariz, que entram em contato com os olhos, mas isso não é obrigatório.


Na barriga são medidos 4 dedos acima do fim da área genital, 2-3 dedos em cada lado e 2 abaixo do fim da àrea. Muitas vezes os pelos da parte interna (vulgo parte de baixo, que se ligam a barriga) da coxa também são cortados, mas isso fica a critério do dono.
Dica para os meninos: na hora de tosar o pipi, os pelos que ficam na ponta do órgão não devem ser retirados, pois eles protegem de possíveis bactérias, afinal, quando deitamos de barriga pra baixo, essa parte é a que mais fica exposta à possíveis infecções. Os pelos dessa região também auxiliam na hora de fazer o xixi: quando o esguicho da urina sai, os pelos ali presentes direcionam o xixi ao chão, sem que se molhem os pelos do peito. Com a ausência desses pelos, a urina sai sem direção, molhando tuuudo o que fica na frente, pois não tem nada que a direcione para o lugar correto. 


No bumbum, são medidos 1-2 dedos para fora a partir do ânus, em todos os 4 lados. 


Nas patinhas, todo o pelo que fica por cima das almofadinhas são cortados. É importante frisar que o pelo que fica entre as patas não deve ser retirado, pois eles são uma proteção. Se retirados, o local pode ficar avermelhado e teremos dificuldade na hora de andar no asfalto quente por exemplo.


➜ Tosa Japonesa

Finalidade da tosa japonesa

A tosa japonesa é uma tosa muito exótica. Não tem um objetivo, é uma tosa mais voltada para a aparência. Muitas vezes é feita para o uso de roupinhas, afinal, com o corpo totalmente raspado, as roupinhas ficam mais assentadas, porém não perdemos todo aquele charme dos pelos, pois ficamos com as patas e cabeça totalmente cobertos de pelo. 

Aparência da tosa japonesa 

Na tosa japonesa, todo o corpo é raspado, exceto as pernas, patas, rabo e cabeça. a. O restante se mantém peludo. O bigode é cortado curto e as orelhas continuam longas. 




Benefícios e malefícios das tosas

Benefícios

- Nos sujamos menos
- A necessidade da escovação diminui muito
- A necessidade de cuidado com a pelagem diminiu
- Pelos curtos são mais práticos
- Não sofremos durante o verão

Malefícios

- mudança na textura dos pelos:  quando tosados muuuito curtos, os pelos geralmente ficam mais encaracolados e armados.


Como escolher a tosa ideal 

Para escolher a tosa ideal, alguns requisitos são necessários. Vou citar alguns:

Necessidade de cuidado

- Se você não tem tempo ou simplesmente não gosta de nos escovar e também não gosta de sujeira, a tosa bebê é a melhor opção, já que os pelos estarão em pequena quantidade. 
- Se você é mais exótico e quer transmitir isso pro seu cachorro, a tosa japonesa é uma ótima opção. Mas preste atenção antes de escolher: essa tosa necessita de cuidado com as patas e cabeça, afinal são as partes em que os pelos se mantém em boa quantidade.

Na tesoura ou na máquina

Na maioria das vezes se tem a opção de escolher entre tosar com a máquina ou com a tesoura. 
- Tosa na tesoura: o corte é feito somente com tesoura, sem uso de máquina em nenhuma parte do nosso corpo. Diminui volume aos pelos. O corte não fica marcado, fica mais suave. Na maioria das vezes o preço da tosa com tesoura é mais elevado, pois o resultado é melhor. 
- Tosa na máquina: somos inteiramente tosados com a máquina, utiliza-se a tesoura somente em acabamentos. Os pelos ficam mais marcados e o resultado não é tão natural e suave se comparado à tosa na tesoura. Normalmente a tosa na máquina tem um preço mais baixo. 

Pense bem antes de tosar seu cachorro!

13 comentários:

  1. Adoreiiii as dicas! Assim posso cuidar mais da minha Princesa

    ResponderExcluir
  2. O.meu tem 3 meses e não deixa corta oque eu faço socorro

    ResponderExcluir
  3. Estou com.do de Tosar o meu pequeno Black, acho ele tão fofo.
    Acabo achando que ele vai ficar com frio, e ao mesmo tempo, medo de não ficar legal quando Tosar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Mto mto obrigada
    Me ajudou mto!
    Postar a foto de cada um, dar detalhes foi bem útil!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Com quantos meses posso fazer a tosa bebê? A minha Lhasa tem 6 meses

    ResponderExcluir
  8. Oi, vou castrar minha Lhasa daqui a uma semana, ela acabou de fazer 7 meses e nunca tosei ela, só fiz uma vez a tosa higiênica, gostaria de saber qual a tosa ideal pra castra-la

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ganhar um filhotinho de lhasa apso e as suas unhas estão bem afidas, posso leva-lo para corta-lás com quantos meses?

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...