263189873885109

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Gastrite em cães

     Olá, aqui é a Biba! Dando continuidade nos post sobre doenças em cães, decidi fazer um sobre GASTRITE.


  ➜  Observação importantíssima: se você está em dúvida se seu bichinho tem ou não gastrite, saber diferenciar vômito ou regurgitação é essencial.
  ●  Vômito: é como um ritual. Ficamos incomodados, começamos a salivar, temos ânsia, sofremos contrações abdominais e emitimos um som similar a uma tosse quando o alimento semi-ingerido é expelido. O alimento não sái com sua aparência original, está totamente deformado, sem forma.
  ●  Regurgitação: ocorre no esôfago (tubo que conduz o alimento ao estômago). A comida volta instantâneamente depois de ingerida, é como um bate-volta. O alimento sái intacto, com sua forma original, totalmente reconhecível. É um processo natural do organismo. Regurgitação não indica gastrite.


     Gastrite significa inflamação no estômago. Existem 2 tipos: a aguda e a crônica.

                                                                        Gastrite aguda
  ➜  Sintomas: vômito. Ocorre repentinamente, já que o cão estava bem até então. O vômito pode acontecer devido a ingestão de algum corpo estranho (papel, objetos, pedacinhos de brinquedos, tecidos, pedrinhas) ou quando damos aquela fuçadinha básica no lixo e comemos algum alimento estragado. Algo muito comum que fazemos pra tentar melhorar isso é comer grama, o que estimula o ato do vômito, afinal, o vômito é nada mais do que uma forma de expelir do organismo tudo aquilo que faz mal.
  ➜  Tratamento: se os sintomas persistirem e se apresentarmos diarréia, dor abdominal e apatia o único método a ser utilizado é nos levar à um veterinário. Deveremos fazer exames de radiografia, ultrassonografia e endescopia para conferir se não há um objeto no intestino, se houver alguma coisa será realizada uma cirurgia para a retirada do mesmo. Além disso, vômitos frequêntes podem levar à desidratação e à perda de sais minerais, criando assim a possibilidade de levarmos soro na veia.

 
                                                                        Gastrite Crônica
  ➜  Sintomas: vômitos esporádicos, mas regulares. As causas são várias: gastrite aguda "mal curada", infecção bacteriana, tumores no estômago ou intestino, verminoses e dieta de má qualidade. Em muitos casos a gastrite pode estar relacionada ao nosso psicológico (estresse).
  ➜  Tratamento: novamente o único método é a ida ao veterinário. Deveremos ser submetidos a exames como avaliação física, laboratoriais e de imagem.
     Para a maioria dos casos, somente a utilização de remédios não é suficiente. Deve ser feita uma dieta caseira, construida pelo próprio veterinário. Os benefícios que serão trazidos pela utilização desse método no tratamento de animais com gastrite crônica ou aguda são incomparáveis! As dietas também podem ser usadas para prevenir a gastrite. Mas não esqueça, sempre consulte um veterinário especializado para poder monta-la!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...