263189873885109

sábado, 9 de agosto de 2014

Como lavar o cachorro em casa

 
     Oi! Todo mundo sabe que o fato de tomarmos banho é uma coisa atual! Antigamente não era comum tomarmos banho, era um a cada três meses e olhe lá! Mas felizmente as coisas mudaram e hoje a maioria toma banho toda semana, com produtos adequados para cada tipo de pêlo. Hoje você vai aprender a escolher o produto correto para usar no seu cão se for dar banho nele em casa, afinal, tem vezes que não sobra $$ pra mandar seu bichinho no pet!

➜ No caso de cães filhotes, devemos tomar nosso primeiro banho em casa, pois ainda não tomamos todas as vacinas necessárias para ter contato com outros cães. Podemos tomar banho a partir de 1 mês de idade.


 
SHAMPOO
 
 ➜ Hidratante: é aquele que hidrata, dá brilho e deixa o pêlo macio. Cães de pelagem longa como o Lhasa Apso e Maltês necessitam mais ainda de shampoos que hidratem o pêlo. Vale a pena.

 ➜ Para pêlos claros ou escuros: como falei no início do post, a variedade de cosméticos para nós aumentou muito, tem até shampoo para cachorro de pêlo claro ou escuro!
→ Para um cãozinho de pelagem preta, o shampoo para pêlos escuros irá manter o brilho do pelo e realçará a sua cor.
→ Se seu bichinho tem pelagem clara, o shampoo para pêlos claros vai ajudar a deixa-los sempre com sua cor natural, sem manchas. É um ótimo investimento.

Anti-pulga: é o shampoo inicial para nós. A maioria dos shampoos anti-pulgas protegem-nos de carrapatos, sarnas e de pulgas. Ele é ótimo para aqueles cães que moram fora de casa ou os que passeiam frequentemente.

 
PRODUTOS OPCIONAIS
 Condicionador
     O condicionador para cachorros tem a mesma função para cabelos de pessoas. Ele finaliza o trabalho do shampoo e deixa o pêlo com as pontas seladas e com aspecto sedoso. É mais utilizado por cães de pelagem longa, como o Shih-tzu.

 ➜ Creme hidratante
     O creme hidratante tem quase a mesma função do condicionador, porém é mais concentrado e possui uma eficiência maior. Ele hidrata mais o pêlo e o deixa mais macio.
 
     O banho é temido pela maioria dos cães, mas é necessário para qualquer tipo, inclusive os de pelo curto. Ele faz muuuito bem à  nossa saúde


 
     Porém, o banho de cães como o da minha raça dá um pouco mais de trabalho.

PRODUTOS NECESSÁRIOS NA HORA DO BANHO

 Shampoo de cachorro: NÃO PODE usar produto de cabelo de gente no meu pêlo e nem no pêlo de nenhum cão. Eles nos causam problemas de pele como a caspa. O shampoo hidratante é a melhor opção.
 Escova: depois de tomar banho, minha mãe me penteia enquanto minha irmã me seca com o secador. Se não for penteado, meu pêlo embaraça muito e forma nós.
Secador: secar-nos com o secador é uma tarefa demorada, mas compensa. Se formos secados "ao ar livre", podemos passar muito mal depois. Todo mundo fala que tomar banho e sair pra fora faz mal, com os cachorros também é assim.
 
COMO DAR BANHO

➜ Depois de me molhar COM ÁGUA MORNA, pegue uma porção generosa de shampoo, esfregue no sentido do pelo até fazer espuma, em todas as partes do corpo, inclusive no rosto, depois enxague.
→ Não se preocupe se for shampoo no meu olho. Se o produto utilizado por específico para cães, o contato dele com os olhos não fará mal algum.

➜ Após enxaguar, lave pela segunda vez para ter um melhor resultado, depois enxague novamente.

➜  Se quiser, pode passar um creme hidratante ou condicionador no pêlo do seu cão para deixa-lo mais brilhante e sedoso, mas isso não é essencial, afinal é só estética, e não saúde.
 
COMO SECAR

 ➜ Após o dar banho, coloque-nos sobre uma toalha enquanto seca com outra, para agilizar. Depois, ligue o secador no vento morno, nunca no frio, e comece a nos pentear, sempre de baixo para cima. Secar demora bastante, cerca de 30 minutos.


 
     No período em que eu e minha irmã estávamos fazendo um tratamento contra as pulgas utilizávamos o Shampoo Anti-pulgas da Petbrill. Atualmente utilizamos o Reconstrutor de fios também da Petbrill, que na minha opinião é o melhor. Já o usei em 3 lavagens e a mudança em meus pêlos foi absurda! Ele "fecha" a ponta dos pelos, e proporciona mais brilho e macies.

SHAMPOO

Shampoo Anti-pulgas
  ➜  É o que mais usei, o resultado é impressionante! A embalagem com 500 ml durou cerca de 2 meses, eu e a Biba somos lavados toda semana, daí você já percebe a durabilidade!



 
  ➜  Ele tem uma consistência gelatinosa, azulada, parece um gel. Faz MUITA espuma.


 
Shampoo Reconstrutor
  ➜  O shampoo reconstrutor ajuda a manter os fios brilhosos e hidratados. Como sou um cão de pêlos longos, é sempre bom que eles estejam bonitos né?! Por isso se você tem um cachorrinho de pelagem longa como eu, o shampoo reconstrutor é uma das melhores opções!
  ➜  Esse é ótimo, ele dá muito brilho, deixa os fios sedosos e não ficam armados. A durabilidade também é ótima. Se usado 2 vezes durante o banho o resultado é melhor ainda. Ele serve para cães e gatos.





 
  ➜  Ele é um produto mais líquido, tem uma cor cinza arroxeada e também faz muita espuma!

     O preço deles é ótmo! No anti-pulgas minha irmã pagou 9 reais, no reconstrutor, 11. Eles duram MUITO, o resultado com uma lavagem é ótima, se lavar 2 vezes durante o banho o resultado é melhor ainda :)

ESCOVA
     Como já dito, devemos ser secados e escovados ao mesmo tempo. Utilizo uma rasqueadeira ou às vezes um pente. O pente é a melhor opção, pois rende mais. Apesar de ser menor, a rasqueadeira é um produto "grande" e quando colocada na frente da área onde o secador está, acaba impedindo a passagem do vento.


O pente deve ter cerdas longas com espaçamento médio.


A rasqueadeira deve ter cerdas longas e com espaçamento médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...