263189873885109

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dermatite em cães

       Oi! Hoje vou falar sobre DERMATITE, uma doença muito comum em cães. A doença consiste em uma alergia causada por bactérias e fungos.
     O que causa a "alergia" são coisas simples como o contato com produtos como detergentes; produtos de limpeza; ácidos; sabonetes e solventes, o estresse e falta de ventilação - o uso excessivo de roupinhas em cães peludos pode romper a ventilação da pele - .

 
Causas
 
→ Picada de pulga: para casos como esses, o simples uso de uma coleira anti-pulga pode resolver o problema.
→ Produtos tóxicos: nesses casos o contato com os produtos é o problema. Certas substâncias presentes nos produtos podem causar irritação na região das patas - o lugar onde existe o contato - . Certamente o cão começará a lamber muito o local, insistirá nisso e dali alguns dias provavelmente serão formadas feridas devido a isso.
→ Psicológico: ficamos "estressados e depressivos" por motivos variados como a chegada de um novo animal ou mudança de residência. Isso faz com que comecemos a nos coças e a lamber nossas patinhas de forma frenética, machucando-as dali alguns dias se a lambeção persistir.

 
→ Falta de ventilação: esse é o maior problema. Em cães de pelagem comprida NÃO É NECESSÁRIO o uso de roupinhas, a maioria só usa para aparência. O problema não está na utilização mas sim o no excessoAs roupinhas rompem a passagem do ar, fazendo com que a pele fique sem ventilação. São necessárias durante o inverno para cães de pelagem curta que não tem proteção natural contra o frio. Já para cães peludos não são necessárias. Se usadas por muuuito tempo elas causam falta de ventilação na pele, já que a roupinha rompe a passagem do ar. Essa ausência de vento faz o local entre os pêlos ficar úmido e quente, o que é ótimo para a procriação de fungos e bactérias, que são os causadores da dermatite.

Sintomas

o ato de estar coçando e lambendo constantemente um determinado local são os indícios mais evidentes de que algo está errado. Além disso, outros sinais como a queda de pêlos e o aparecimento de feridas e lesões em um lugar específico também fazem parte dos sintomas.

 
 Tratamento

 O tratamento contra a dermatite será realizado de acordo com a origem do problema, que pode ser bacteriana ou emocional.
 ●  emocional: dermatites causadas por estresse ou depressão devem ser tratadas tanto para curar nossa pele mas também para cuidar da nossa saúde mental, evitanto assim que a doença volte.
 ●  dermatíte atópica: aquela em que o animal é contaminado. O médico deverá ser consultado e medicamentos deverão ser utilizados para a cura das feridas. Também deverá ser feita a limpeza do local onde costumamos passar para evitar que os problemas retornem.

     Comentem aqui se seu cão tem alguma doença e me diga o que achou do post!







    

7 comentários:

  1. Olá, bom dia!

    Tenho um lhasa apso de 3 meses. Ha alguns dias surgiram bolinhas vermelhas na área do pescoço e cabeça, ele se coça muito. Estou preocupada com o que pode ser, já li varias coisas sobre o assunto.. na minha região não tem muitos veterinários bons. O que posso fazer para essas bolinhas sumirem e ele parar de se coçar, e como posso fazer a limpeza da casa, já que o que pode ter provocado isso também foi algum produto químico. Me ajudem, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu filhote de shitzu esta enchendo de cascas amarelas pelo corpo e algumas fisuras estou desesperada pois ele so tem dois meses nao sei como oroceder minha vet mandou usar champoo de peroxido de benzoila mais nao esta funcionando o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  3. Me ajudem por favor estou entrando em colaspço obrigada

    ResponderExcluir
  4. meu lhas esta com muita coceira e bolinha em todo corpo e nao tenho dinheiro para levar no veterinario ele tem 6 anos

    ResponderExcluir
  5. Meu lhasa tem 2 anos e tem dermatite atópica,já fez todos os tratamentos possíveis e nada resolveu,a coceira voltou,as bolinhas vermelhas,já não sei o que fazer,já gastei o que podia,levei nos melhores veterinários da minha cidade e ninguém conseguiu resolver o problema dele.

    ResponderExcluir
  6. Oi tô desempregada sem dinheiro pra levar meu cachorro no médico. É um olhada após. Ele tem uns 3 anos já pesquisei na internet. É lá vi um monte de remédios caseiros já fiz vários remédios caseiros tem uma melhora mas volta tudo.vermelhidão no pescoço axilas e patas. Caça mas não muito mas lamber demais. Teve um tempo que cheguei a levar no médico, eles falaram que era fungo. Queria muito a cura do meu cão. Tô triste porque ele não fica bom isso já faz muito tempo e nada cura . Sem contar o mau cheiro.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um lhasa ela tem 6 meses ela foi mordida por uma pulga em cima da cabeça daí o local ficou vermelha até q virou uma ferida , só que o corpo dela já está cheio de feridinhas mas o local onde ela foi mordida está bem feio ,não sei oque fazer

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...